top of page

CELLOART NO URBWORKS

Marcelo Lopes - O artista reconhecido como um artista com causa!

Click e Veja!


Um dos pioneiros do Graffiti na Baixada Fluminense, em 1993 conhecia a cultura Hip Hop, mas sua trajetória começou em 1996 fazendo parte do movimento Hip Hop, profissionalmente na arte do Graffiti, na associação de moradores da Vila Operária em Duque de Caxias.

Em 2000, apresenta a arte do Graffiti para a presidente da Associação dos Moradores da Vila São Luiz, Duque de Caxias, Rj, iniciando as oficinas e compartilhando suas experiências com as crianças da comunidade, executando diversos trabalhos na redondeza.


Palestrante sobre Cultura Negra da UERJ FEBF desde 2001, já ministrou em diversas faculdades dentro e fora do Rio de Janeiro entre elas, UNICAMP, UERJ Maracanã, UFRJ, UNB, USP, UVA CENTRO, etc...

Participou e organizou a Jornada Cultural, na escola Municipal José Aquino de Araújo, na Vila São Luiz, Duque de Caxias, RJ, com workshop de Graffiti, no ano de 2002, foi um marco no bairro, oriundo desta jornada, abriu uma turma na Associação dos moradores da Vila São Luiz em Duque de Caxias com os alunos da escola, e a partir deste ano teve a oportunidade de levar o Graffiti para dentro da Faculdade de Educação de Baixada Fluminense (FEBF-UERJ) Duque de Caxias e para as demais filiais da UERJ.

Antes mesmo de ser conhecida algumas técnicas que hoje são usada no Graffiti, como o abstrato, esse artista já aplicava nos seus trabalhos, ex: como respingos/tinta escorrendo e outras técnicas, usando também além da ferramenta convencional o Spray, usava rolos, pinceis, espumas ou qualquer outra ferramenta que poderia ser aplicado na suas pinturas, com um estilo livre, sempre trazia narrativas do cotidiano e formas na qual apresentava sempre a conscientização.

2005, em São Paulo participou de varios Workshops com artistas plásticos renomados no mundo e se aperfeiçoou no estilo Stencil Art (molde vazado).

Já em 2006 participa do evento Imaginário Periférico, no local Faculdade de Educação de Baixada Fluminense (FEBF-UERJ) Duque de Caxias, com o tema A Arte na Baixada. Ainda dentro dessa trajetória estar incluído lugares e eventos importantes, alguns exemplos: Casa de cultura São João de Meriti, Colégio Santa Mônica, Encontro de Graffiti da Maré, Associação dos Moradores da Vila Operária – Duque de Caxias, Morro da Formiga e outros.

A partir do 2010, passa alguns anos sem grafitar e se dedicar em pesquisar a história e a evolução do Graffiti.


Atuante desde de 2017 como Vice Presidente da Organização Social Polo do Conhecimento, pela mesma organização em 2017 recebe o convite para realizar um workshop de Graffiti, para 200 alunos, na E.M Roberto Weguelin de Abreu, Imbariê, Duque de Caxias, Rj, apresentando palestra da história do Graffiti e Workshop, continuando em 2017, é convidado pela Professora e Doutora Marcia Cavalcanti da Disciplina Arte na Educação com a palestra sobre o Graffiti e realizar oficina com os alunos do curso de Pedagogia na Faculdade Integrada Maria Thereza, Niterói, RJ - 2017.

Suas qualificações, mais importantes são; Interpretação de Desenho / Arte na Educação / Pintor Decorativo (coraltintas) / Ilustração Digital, hoje esse artista contribui para área da educação, como arte- educador realizando oficinas especificamente em escolas com ações continuadas.


“A Arte contribui para ampliação da educação, fortalece e completa por meio de ações que é realizado dentro de qualquer atividades, assim abrindo novos conceitos e conhecimentos junto a todos, excepcionalmente levando um fortalecimento cultural para o futuro das crianças”. Marcelo Lopes


"É uma honra receber o Marcelo Lopes (Celloart) em nossos projetos, além de seu talento atraves das artes plásticas, tem um vasto conhecimento de vida e agrega valores em suas oficinas." Mark Araujo. Projeto Acontecerá na Escola Municipal de Duque de Caxias Roberto Weguelin de Abreu, sexta feira dia 28/06, projeto para alunos da rede municipal. Através da Agentes Culturais capacitados ministraremos os Workshops totalmente gratuitos, salientamos sempre a importância de oferecer conhecimento a todos.


Buscaremos ensinar e estimular o gosto pela sede de obter conhecimento e implantar um desejo de somar com a comunidade local, além de abranger questões de sociabilidade e trabalho em grupo, através de palestras e debates com intuito de formar, capacitar.


Visamos ser um aliado com a coordenação pedagógica com as escolas e entidades locais.


Realização - Polo do Conhecimento

Apoio SME DC - Secretaria Municipal de Educação - Donana - Zumbrasil - Capoeira Nago

Designer - Surreal Soluções

Kommentare


bottom of page