"Três artes plásticas com tempero do nordeste." Marcelo Lopes (Celloart)
Além da escola ser um espaço para o desenvolvimento de atividades lúdicas, esse festejo é uma valiosa fonte para que os professores ensinem conteúdos relativos a diferentes disciplinas, ainda mais com artes plásticas.
O mês de junho é marcado por comemorações populares que acontecem em todo o Brasil. Esses festejos juninos enfatizam diferentes culturas, mostrando a diversidade do país, além de rememorarem trajetórias históricas e sociais de cada região brasileira.
Nessa perspectiva, mais do que fazer parte do calendário escolar, a realização da festa junina na escola é um elemento pedagógico importante para a formação dos estudantes.
Além disso, diversas características típicas dessa festividade, como a presença de costumes, danças, comidas e roupas tradicionais, contribuem para a desconstrução de certos estereótipos veiculados socialmente, ao mesmo tempo que valorizam aspectos culturais do campo.
A Escola Municipal de Duque de Caxias Roberto Weguelin de Abreu convidou o artista plástico Marcelo Lopes para executar 3 artes artes plásticas com o contexto da festa, no qual executou com extrema maestria. Veja as Fotos!
Comments